Mato Grosso, Segunda-Feira, 06 de Maio de 2024     
Novo Portal
Convênio entre Cemat e Unemat vai proporcionar economia para campus de Cáceres
Eficiência energética
Convênio entre Cemat e Unemat vai proporcionar economia para campus de Cáceres
07/04/2010 10:47:31
por Coordenadoria de Comunicação Social
Convênio com Cemat possibilita instalação de novos equipamentos na Unemat
Convênio com Cemat possibilita instalação de novos equipamentos na Unemat

Convênio firmado entre a Universidade do Estado de Mato Grosso e a Rede Cemat vai proporcionar redução no consumo de energia elétrica e de demanda e, consequentemente, economia na fatura mensal e manutenção.

O projeto de eficiência energética prevê, inicialmente, a substituição de equipamentos antigos de baixa eficiência energética, instalados no campus Jane Vanini de Cáceres, por aparelhos novos com selo Procel/Inmetro, que atestam a qualidade do produto.

Já estão sendo trocados 161 aparelhos de ar condicionado, 123 ventiladores de teto, 496 conjuntos de lâmpadas fluorescentes e 100 sensores de presença de lâmpadas, além de refrigeradores, frigobar e freezers. 

A implantação do projeto está sendo realizado por empresa contratada pela Cemat, sem ônus para a Unemat. A intenção é ampliar a iniciativa para os demais Câmpusda Universidade. “A Instituição já pleiteou junto à Rede Cemat a ampliação dos investimentos. A substituição de aparelhos antigos representa economia não somente para a Universidade mas, de forma indireta, para a sociedade mato-grossense em especial do interior do Estado”, afirmou o coordenador do campus, Adriano Aparecido Silva.

Atualmente o campus Jane Vanini comporta 49 salas de aula e 22 laboratórios de ensino e 42 setores administrativos, totalizando 113 ambientes climatizados. “Houve um crescimento muito grande no campus, porém faltou readaptação em sua parte de estrutura elétrica. Essas novas peças deverão proporcionar economias para que possamos investir em outros setores”. O projeto foi encaminhado em 2008 e contemplado em 2009.

Convênios com a Rede Cemat também já possibilitaram a instalação de energia elétrica na nova Cidade Universitária de Cáceres.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24679 | Impressões: 140154
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada